terça-feira, 28 de maio de 2013

"Te Esperando" ultrapassa as barreiras e conquista até as pessoas que não curtem o gênero sertanejo

A música “Te esperando” do cantor Luan Santana foi lançada a poucos meses, e tem feito grande sucesso até entre quem não curte sertanejo.

Um dos exemplos foi o blogueiro Lucas Ferracioli, que postou em seu blog “Música e ponto” nessa quarta-feira (22) suas considerações sobre “Te esperando”. O blogueiro afirma não curtir o gênero, mas rasga elogios para a música cantada por Luan Santana e composta por Bruno CalimanConfira o que ele escreveu:

Gosto de uma música pelo que ela provoca em mim quando a escuto. Começo me explicando porque imagino que alguns vão fazer vista grossa quando entenderem o assunto desta postagem: a nova música do cantor Luan Santana. Talvez outros até agradeçam, porque finalmente falo sobre alguém ‘conhecido’ pela grande mídia.

O fato é que eu não sou fã de sertanejo. Apesar de já ter dançado muito o estilo em bailes e rodeios, não compro ou baixo álbuns sertanejos e muito do que conheço e escuto faz parte do meu trabalho, já que diariamente estou em contato com artistas do gênero.

Quando ‘Camaro Amarelo’ foi eleita a música do ano no ‘Melhores do Ano’ do programa ‘Domingão do Faustão’, vi muita gente criticando a escolha. Mas é estupidez ir na contramão. Se você acessar agora o videoclipe da música no Youtube, verá números assustadores: são mais de 45 milhões de visualizações. Só pra constar, ele foi o vídeo mais visto no Youtube Brasil em 2012.

Falo sobre isso para justificar meu tema. Imagine apenas o número de bandas e duplas sertanejas que existem em todo o Brasil, multiplique pela quantidade de shows que são realizados em festivais agropecuários, rodeios e exposições pelo país afora e acrescente na conta a imensidão de rádios que incluem o sertanejo em suas programações. O resultado dessa equação é mais simples do que se imagina: o sertanejo é um dos gêneros musicais mais consumidos no Brasil.

Em contrapartida, muita gente critica a qualidade das composições e o uso excessivo de onomatopéias nas letras. Convenhamos que muitas músicas deixam a desejar neste quesito, mas é importante falar também sobre aquilo que é bom e que vale a pena ouvir. Aí surge a nova música de trabalho de Luan Santana, ‘Te esperando’.

Escolhida para introduzir o novo DVD do cantor, previsto para os próximos meses, ela traz uma das letras mais bonitas que uma música sertaneja pode proporcionar sem ser brega ou exagerado. Talvez os créditos sejam do seu compositor, o baiano Bruno Caliman, responsável por diversas composições sertanejas, como o próprio ‘Camaro Amarelo’, citado acima. Mas a música combinou com Luan Santana, e as notas abertas contribuíram para que ele soltasse a voz em alguns momentos.

Lançada oficialmente nas rádios brasileiras no dia 25 de março, a música fala um homem que estará esperando a amada, mesmo que ela se case, mesmo que se passem “dez, vinte, trinta anos, até se assustar com os seus cabelos brancos”. No dia 28 do mesmo mês, Luan cantou “Te esperando” pela primeira vez durante um show, em Campo Grande (MS). O resultado foi um enorme coro de vozes, cantando junto com Luan sua nova música.

Hoje, ela já é uma das mais pedidas em inúmeras rádios pelo país. Difícil dizer o tamanho do sucesso que esta música, em particular, fará na carreira do cantor. O fato é que, num ambiente como o sertanejo onde a falta de conteúdo e de novos temas nas composições é alvo de críticas, vale a pena destacar quando uma música é boa, e vai além dos limites pré-difinidos de estilos. Mais que uma música sertaneja, ‘Te Esperando’ é uma música que fala sobre o amor.

Fonte: Planeta Santana & IFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário